Esta aplicação se subdivide em diversos tipos de produtos que tem tratamentos distintos. São eles:
Tubos termoplásticos para a indústria automotiva e outros (Ø < 1");
O diâmetro externo destes produtos é relativamente estabilizado pela banheira a vácuo e calibrador externo. No entanto, devido às tolerâncias apertadas exigidas pelos clientes, é interessante uma medição precisa do diâmetro externo e um alarme caso este valor ultrapasse os limites de fabricação. O mesmo se aplica à espessura da parede do tubo.
Nota: Para a medição precisa do diâmetro destes produtos é importante usar um medidor de dois eixos (tipo XY), já que é normal um certo grau de ovalação dos mesmos.
Tubos termoplásticos para construção civil (grandes diâmetros);
Nestes produtos a estabilidade do diâmetro externo proporcionada pelo calibrador é suficiente para a aplicação, não fazendo sentido medi-lo. Por outro lado, a medição da espessura é conveniente tanto para garantir a especificação (espessura mínima) como para economia de matéria prima. Nestes produtos a medição recomendada é a ultra-sônica rotativa, onde um sensor gira 360º em torno do produto, com um display gráfico mostrando uma secção transversal do mesmo.
<figura>
Mangueiras termofixas / termoplásticas;
Sendo fabricados sem calibrador externo, o diâmetro destes produtos é bastante dependente das condições de fabricação (ferramenta, velocidades da rosca e puxador, temperatura, pressão do ar no interior do tubo). Uma medição de diâmetro em dois eixos é muito indicada, e um controle automático de diâmetro é possível através do controle da pressão do ar do interior do produto.