Este é o segmento mais significante para a nossa empresa. Mais da metade dos nossos clientes extrudam condutores, seja para telecomunicações, seja para energia ou ainda para automobilística.
Para este mercado oferecemos:
Medidores de diâmetro durante a extrusão;
Os nossos instrumentos controlam o diâmetro durante o processo de extrusão, corrigindo continuamente desvios de processo e permitindo obter um produto mais uniforme. Como conseqüência, economiza-se plástico, pois pode-se trabalhar com dimensões mais próximas do mínimo permitido e com menores chances de ultrapassá-lo.
Testam o isolamento na extrusão ou no repasse, seguindo normas ABNT e UL.
Medidores de espessura durante a extrusão;
Quatro sensores ultra-sônicos são montados em torno do produto, dentro da calha de resfriamento. O medidor informa a centragem do produto e a espessura do plástico.
Nota: Os sensores ultra-sônicos só funcionam para produtos com diâmetro externo acima de 3mm e núcleo aproximadamente redondo. Não funciona, por exemplo, na medição de capa sobre corda de 3 ou 4 condutores, ou na medição de veia telefônica.
São as unidades de visualização da medição, programação do controle e alarmes, saída do controle estatístico, etc.
Automatizar o controle de diâmetro de uma linha de cabos é simples:
Instala-se um medidor de diâmetro após a calha de resfriamento (é necessário um certo grau de secagem do produto) ou entre a cabeça de extrusão e a calha.
Instala-se um potenciômetro motorizado no lugar do potenciômetro da rosca ou do puxador.
Fixa-se a unidade de controle (é aonde aparece a medida) em algum suporte e liga-se a mesma à rede, ao medidor e ao potenciômetro.
Após a partida da máquina, o operador programa o valor desejado do diâmetro e pressiona o botão do controle automático. A partir daí a unidade de controle passa a girar o potenciômetro, controlando o diâmetro, procurando mantê-lo o mais próximo possível do nominal.